Proposta Pedagógica

O Projeto Político Pedagógico da EMEF Professora Marili Dias tem como referência os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Paulo Freire e Vygotsky. Ao explicitarmos os principais conceitos que esse Projeto Político Pedagógico comporta deixamos claras as fontes das quais procedem nossas ações pedagógicas. Retomarmos conceitos destes teóricos neste momento significa redimensionar o Projeto desta Unidade Escolar dentro da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Isto expressa a necessidade de contextualizar o conteúdo proposto por SME (Direitos de Aprendizagem) na cultura que o aluno traz de sua comunidade, respeitar as fases de desenvolvimento do aluno propostas por Jean Piaget, saber que a Educação se processa na inter-relação social, sujeita as chuvas e trovoadas do momento (Vygotsky), e significa sobretudo acreditar que se a Educação, sozinha, não transforma o mundo, sem ela a transformação jamais acontecerá (Paulo Freire).

A Educação do século XXI revela um deslocamento do enfoque individual para o social, político e ideológico. Neste contexto a escola tem como função desenvolver a capacidade de pensar, isto é, ensinar a pensar criticamente. Isto exige o domínio de um conteúdo chamado de procedimental da ordem do “saber fazer”.

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